quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Viagem à Alemanha - Hamburgo, Bremen, Lübeck


Fiz recentemente uma viagem ao norte da Alemanha, mais precisamente a Hamburgo, Lübeck e Bremen, a qual simplesmente adorei. Sempre quis conhecer a Alemanha por variados motivos mas desde que me tornei vegana a curiosidade aumentou por ser conhecido que a Alemanha apresenta um número muito elevado de veganos e que é, no geral, um ótimo país para se o ser. Aqui retrato a minha experiência, apresentando alguns exemplos das minhas refeições e o porquê de ser tão fácil, na minha perspectiva, viver como vegano no país.

O que para mim faz o país ser tão vegan-friendly é o facto de em quase todos os locais existir uma pequena placa com uma opção vegan, até mesmo na estação central de Hamburgo se encontravam opções veganas, saudáveis e saborosas. Cheguei mesmo a pedir Quinoa Rice num take-away asiático na estação. Uma opção bastante saudável com quinoa, vegetais e amendoins torrados. Ninguém fica espantado com a pergunta "Tem algo vegan?". Os supermercados no geral têm imensas opções, algo nunca por mim experienciado nos quatro países em que já vivi. Mais abaixo volto a falar mais um pouco disto e mostro algumas fotos.

Muitas pessoas já terão ouvido falar da cadeia de supermercados Veganz, uma cadeia exclusivamente vegana e que tem supermercados nas principais cidades alemãs (incluindo Hamburgo) e na República Checa (Praga) e Aústria (Viena). É, de facto, extraordinário imaginar entrar num supermercado com tudo disponível para a nossa alimentação sem nos termos de preocupar em ler etiquetas. Posso dizer que, de facto, é extraordinário. Ideal para as pessoas que se estão a iniciar no veganismo ou que sentem saudades daqueles produtos do género fast food como variados queijos, fiambre, mortadela, patês, pizzas, gelados, frutos do mar, etc, etc, etc. 
Pessoalmente, não tenho saudades de comer todos os dias esse género de comida processada, mas fiquei super contente em ter provado pela primeira vez frutos do mar feitos de soja num restaurante vegano e por os ver à venda em diversos locais.
Não tirei muitas fotos do Veganz pois estava bastante cheio (sim, um supermercado vegano completamente cheio!) e não quis estar a incomodar ninguém, mas posso dizer que me perdi na secção dos chocolates e barras energéticas uma vez que tenho um paladar doce.


Dentro do Veganz podemos encontrar uma sapataria só com calçado ecológico e vegano. Era uma sapataria de tamanho normal e, portanto, com vários modelos. Como não estava interessada em comprar calçado na viagem, não analisei muito bem.
O que analisei muito bem foi o Goodies, o restaurante/café que também podemos encontrar dentro do Veganz. O Goodies tem comida pré-preparada mas saudável que vai desde a saladas, bagels, sanduíches, croquetes, smoothies, etc. Se quisermos, podemo-nos sentar e fazer a nossa refeição lá pois a comida pode ser aquecida ou colocada em pratos pelas funcionárias. 


Na refeição que lá fiz pedi uma salada chamada Mr.Wasabi e uns croquetes de tofu picantes. Apesar do nome, a salada não tinha muito wasabi e, por isso, é adequada a toda as pessoas. A salada consistia em batata assada com variados legumes, abacate e condimentos. Extremamente deliciosa. Não há muito a dizer dos croquetes, eram de tofu e ligeiramente picantes. Igualmente deliciosos.



A minha parte favorita do Goodies é, talvez, a das bebidas, uma vez que não é em todo o lado que fazem, por exemplo, chocolates quentes de leite vegetal. Servem também capuccino, latte, macchiato, etc. Os bolos e biscoitos tinham também um aspeto delicioso e difíceis de resistir. Só tive oportunidade de provar um, o Mudslice, um bolo à base de tofu, cacau e coco com cobertura de chocolate. Muito bom, mesmo muito bom. A acompanhar pedi um chocolate quente de avelã e o meu namorado o Spekulatius Latte. Provei as duas bebidas e ambas eram excelentes. 


Falando agora em restaurantes, o que mais gostei e o que se encontrava mais próximo do centro em Hamburgo foi o The Loving Hut, uma cadeia de restaurantes veganos espalhada pelo mundo inteiro. Eu adoro comida asiática, portanto este restaurante é ideal para mim. O ambiente é muito agradável e os preços bastante apetecíveis. Têm também uma pequena loja com queijos e chocolates.


Nesta foto mostro uma sopa com tofu, noodles e molho de tomate; erva-príncipe ou capim-santo de bambu com frutos do mar de soja, brócolos, cenoura, pimentos vermelhos e manjericão com um molho picante; bolo de chocolate com cobertura de chocolate e natas vegetais; e banana split com gelado de baunilha e avelã e natas vegetais. Só tenho a dizer que tudo estava maravilhoso.



Esta imagem consiste de rolinhos de arroz com vegetais crus, soja fumada, aletria de soja e um molho ligeiramente picante; frutos do mar com caril, variados vegetais, leite de coco e com acompanhamento de arroz; chá vietnamita; Pho Xao, noodles de arroz frito com soja texturizada, vegetais, alho e molho picante. Também tudo igualmente maravilhoso.


Em Bremen decidi experimentar um local especializado em fast-food vegana, o Tom and Karo. O menu é todo vegano e podemos encontrar todo o tipo de hamburguers, falafel, cachorros quentes, etc. Tudo preparado na hora e com um sabor bastante fresco e sem demasiadas gorduras. Pedi o hamburguer mediterrânico e fiquei bastante satisfeita. O hamburguer era de feijão com maionese e queijo vegano, cebola, cenoura, pepino, courgette e molho de alho. O pão era também de boa qualidade.
Estas fotos podiam ter melhor resolução, mas foram tiradas um pouco à pressa. 

Em Lübeck fui a um pequeno café (Café Affenbrot) muito agradável junto ao canal e que serve pequenos-almoços, almoços e lanches saudáveis, veganos ou não. As opções veganas são bastantes e muito apetitosas, desde papas de aveia, granola, saladas, sanduíches, hamburguers, hummus, etc. Para satisfazer a minha gula do meio da tarde pedi um capuccino com leite de aveia e um bolo de tangerina e streusel (uma espécie de crumble). Provei também o bolo de amêndoa e banana com cobertura de chocolate do meu namorado. Fiquei bastante impressionada não só com a comida, mas também com o espaço e com o inglês dos funcionários, uma vez que na minha viagem foi difícil encontrar alguém com bom inglês.



Em Hamburgo provei uns cupcakes no Herr Max, um café que disponibiliza sempre duas opções veganas de bolos, os cupcakes (cenoura e mirtilos) e banana bread. Os cupcakes eram excelentes, com uma cobertura de chocolate muito cremosa e sem dar aquela sensação de que estamos a comer pura e simplesmente açúcar, sendo dos melhores que já provei, valendo o seu preço um pouco elevado.



Falando um pouco mais sobre supermercados, tenho a destacar, dentro dos supermercados normais, o Budnikowsky, pois em todas as localizações em que entrei, tinha sempre uma secção muito grande com produtos vegan, vegetarianos, sem glúten, etc. Com preços mais baixos que os encontrados em Portugal, foi difícil resistir a não trazer um carrinho cheio.
O Reformhaus é uma espécie de ervanário mas maior e com mais opções de alimentação, sem se focar em produtos dietéticos e comprimidos. Está bastante espalhado por todas as cidades que visitei.
O supermercado bio Alnatura está também muito espalhado existindo, só em Hamburgo, quatro deles. É um supermercado que vende produtos biológicos, o que significa que vendem produtos animais, mas também imensa coisa para veganos e vegetarianos. A marca Alnatura é, na verdade, uma marca que faz imensos produtos veganos e que são vendidos em todos os supermercados. Dentro da padaria do supermercado oferecem vários bolos veganos.
Outro supermercado do género do Alnatura é o denns. Naquele que entrei existe um café e padaria dentro do supermercado com opções veganas.



Esta última imagem é só uma pequena amostra do que trouxe da Alemanha e ao lado a montra de bolos veganos no Alnatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário