Nesta espécie de semana asiática, apresento hoje um prato típico da Coreia do Sul, o Gimbap ou Kimbap.
Podendo ser, visualmente, confundido com sushi, tem algumas variações que o distinguem do sushi. O Gimbap é, no fundo, a interpretação coreana do sushi, pois neste se inspirou aquando a ocupação japonesa na Coreia. O Gimbap é uma espécie de sanduíche para os coreanos, daí que existam uma quantidade enorme de ingredientes que podem ser usados. É popular ingerirem Gimbap em piqueniques.
A principal diferença é o uso de óleo de sésamo, ao contrário do vinagre de arroz.
Ingredientes: 2 pessoas
1 chávena de arroz branco asiático (tipo sushi)
Óleo de Sésamo
Algas Gim/Nori (uma folha por cada pessoa)
Tofu
Cenoura
Alho Francês/pepino/espinafres
Rabanete (usei um rabanete tipicamente asiático em pickle, danmuji- não é fácil de arranjar daí que coloque só rabanete como opção)
Pimento
- O modo de preparação do arroz é semelhante ao de sushi, pelo que pode seguir esta receita.
- Quando o arroz estiver cozido, envolva-o em duas colheres de sopa de óleo de sésamo e sal a gosto. Deixe arrefecer.
- Corte a cenoura, tofu, rabanete, alho francês e pimento em tiras. Salteie o alho francês ou os espinafres em óleo de sésamo se os for utilizar. Faça o mesmo com a cenoura.
- Estenda uma folha de alga em papel de alumínio ou, se não tiver muita prática, num tapete de bambu. Espalhe o arroz na folha, deixando apenas 3 a 4 centímetros sem nada no topo da alga. Coloque os seus vegetais e tofu em cima do arroz ao longo da alga.
- Coloque um pouco de óleo nas mãos para ajudar no processo e role a alga com as duas mãos, apertando muito bem para os vegetais não se deslocarem. Com a restante alga sem arroz, sele o rolo com um pouco de óleo de sésamo e aperte-o muito bem.
- Com uma faca bem afiada, corte em fatias de 3 centímetros em média.
Bom Apetite !!!!
Hummmmmmm!
ResponderEliminarÉ mesmo hummm. Até a mim me está a apetecer comer outra vez :)
ResponderEliminar