segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Panquecas de Trigo Sarraceno


Partilho hoje uma das minhas receitas favoritas de panquecas. Panquecas de Trigo Sarraceno e Aveia. Não levam nenhuma farinha, mas têm uma consistência e sabor muito semelhantes a uma panqueca de farinha. Um lanche ou pequeno-almoço delicioso e saudável. Não há nada melhor do que ter desculpas para comer panquecas regularmente!

Ingredientes: 4 panquecas grandes

1/2 Chávena de Trigo Sarraceno
1/4 Chávena de Leite Vegetal
1 Banana
1 Colher de chá de Farinha de Linhaça
1 Colher de chá de Bicarbonato de sódio ou Fermento
1/2 Chávena de Aveia
1/2 Colher de chá de Baunilha
1/4 Chávena de Açúcar

Creme de Coco - Ingredientes:
3 Colheres de sopa de Leite de Coco em estado sólido
1 Colher de Leite de Coco em estado líquido (ou outro leite)
1 Colher de Açúcar

- Coloque o trigo sarraceno em água durante meia hora. Lave bem e triture num liquidificador.
- Junte ao trigo sarraceno triturado o leite, banana, farinha de linhaça e baunilha e triture tudo muito bem.
- Junte a aveia, o açúcar e o fermento e misture.
- Numa frigideira pequena anti-aderente coloque um fio de azeite ou óleo vegetal e deixe aquecer.
- Coloque em fogo médio e deite aos poucos a massa no centro da frigideira e tente deslizar a massa para todos os lados da frigideira para que ela fica igualmente distribuída em toda a frigideira. Quando a massa começar a apresentar uns pequenos buracos por todos os lados, vire a panqueca do outro lado e deixe por mais 1 minuto. Retire e repita o mesmo com a restante massa.

Dica: Se quiser junte à massa pedaços pequenos do seu chocolate preto favorito. Fica excelente! Foi o que fiz com duas das minhas panquecas.

Para o creme de coco basta bater com uma vara de arames o leite de coco em estado sólido com o leite e açúcar. É ótimo para decorar e para colocar no café ou chocolate quente também.


Bom Apetite!!!

Folhado de Legumes



Hoje apresento aqui um folhado de legumes extremamente fácil de fazer e que agrada a todos, veganos ou não veganos. Pode colocar na massa folhada todo o tipo de legumes que quiser, mas, pessoalmente, a minha combinação favorita leva sempre cogumelos e cenoura.

Ingredientes: 2 pessoas

Massa folhada vegana
6 Cogumelos médios
1 Cenoura média
1 fatia grande de Tofu (cerca de 5cm)
Beringela (cerca de 7cm)
Alho Francês
Meio chuchu
Meia Cebola média
1 dente de Alho
Azeite
Condimentos a gosto

- Ligue o forno a 180º.
- Coloque a alourar com um fio de azeite a cebola e alho picados. Junte o alho francês. Deixe a refogar cerca de 3 minutos.
- Junte os cogumelos e beringela e deixe por 5 minutos. Adicione o tofu e os seus condimentos favoritos (eu gosto de juntar pimenta e molho de soja) deixe mais 5 minutos.
- Retire e deixe arrefecer ligeiramente.
- Raspe a cenoura e o chuchu.
- Estenda a massa folhada num tabuleiro de ir ao forno e deite o seu refogado em metade da massa. Junte a cenoura e chuchu. Cubra com a outra metade da massa e pressione os lados para que os legumes não se escapem da massa.
- Leve ao forno durante 20 minutos. Corte em metade e sirva.



Bom Apetite!!!

sábado, 17 de janeiro de 2015

Receitas Simples e Rápidas II - Massa com molho de amendoim e miso & Batata Doce com Brócolo Romanesco

Decidi publicar mais duas receitas simples e rápidas no seguimento desta publicação. São receitas saborosas mas com ingredientes acessíveis e que pode fazer sem necessitar de grande planeamento.


Massa com molho de amendoim e miso

Ingredientes: 2 pessoas
Massa (a que preferir)
5 cogumelos marron (ou os que preferir)
Uma mão cheia de brócolos e couve-flor cortados em pedaços pequenos
Cenoura Ralada
1 colher de sopa de manteiga de amendoim
1 colher de sopa de miso
Água
Condimentos a gosto

- Coloque a sua massa a cozer em água quente.
- Salteie os seus cogumelos em azeite e junte os brócolos e couve-flor. Deixe por uns cinco a dez minutos e coloque de parte.
- Rale a cenoura e coloque de parte.
- Faça o molho misturando a manteiga de amendoim e miso com 6 colher de água quente. Misture tudo muito bem até formar um molho ligeiramente grosso. Junte algum condimento que desejar, como alho em pó ou sumo de limão.
- Retire a sua massa e está pronto a servir. Pode decorar com salsa ou coentros.



Batata Doce com Brócolo Romanesco


Ingredientes: 2 pessoas

2 batatas doces médias
Metade de um pé de brócolo romanesco
1 Cenoura grande
Espargos
Tomate Seco
Molho de soja (ou outro)

- Lave bem as suas batatas, corte-as em rodelas com a casca e leve ao forno a 180º com um fio de azeite juntamente com o brócolo. Deixe durante 20 minutos ou até tudo estar bem assado.
- Rale a sua cenoura, e disponha com os espargos e o tomate seco. Se o seu tomate seco tiver sal, pode lavá-lo em água quente para retirar um pouco do sal.
- Regue com molho de soja ou outro as batatas e os brócolos e está pronto a servir.


Bom Apetite !!!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Bolos Mochi



Mochi são bolos feitos de arroz glutinoso moído com recheio e possuem uma consistência um pouco viscosa que ao início se estranha, mas depois se entranha. O recheio pode ser basicamente tudo o que se quiser, sendo os mais populares pasta de sésamo, pasta doce de feijão vermelho, pasta de chá verde, e pasta de variados frutos, manga, morango, etc. São extremamente populares no Japão, de onde são originalmente.

Apresento aqui Mochi de mocha/moca com recheio de manteiga de amendoim e ganache de chocolate. O sabor mocha/moca com a ganache ou a manteiga de amendoim dá-lhes um toque delicioso e diferente.

Ingredientes: 8 mochi

1 chávena de farinha de arroz glutinoso (pode ser encontrado em supermercados asiáticos)
1 chávena de café frio ou descafeinado
4 colheres de açúcar mascavado (ou outro)
Meia colher de sopa de cacau
Pitada de sal

Ingredientes - Ganache:
Chocolate preto vegano
Leite vegetal

- Comece por fazer a ganache, pois esta terá de ir ao frigorífico por, pelo menos, 1 hora. É bastante simples de a fazer, basta colocar leite fervido por cima do chocolate e mexer bem até tudo ficar bem derretido e com uma consistência suave. Leve, de seguida, ao frigorífico durante 1 hora. A quantidade depende de quantos mochi quer rechear. Mas 2 quadrados de chocolate para 3 colheres de sopa de leite serão suficientes para rechear 4 mochi.

- Para os mochi, comece por misturar a farinha, açúcar, cacau e sal num recipiente. Junte aos poucos o café e mexa até ficar homogéneo. Não se preocupe se achar que a mistura está demasiado líquida. É suposto ficar assim. 
- Cubra o recipiente que estiver a usar com plástico aderente, deixando apenas um dos lados entreaberto. Leve ao microondas durante 1 minutos. Retire e mexa a massa com uma colher de pau. Volte a levar mais 1 minuto ao microondas e retire. Mexa novamente bem a massa até esta estar grossa e viscosa. 
- Espalhe farinha de arroz ou maizena numa superfície lisa, e envolva as suas mãos nessa mesma farinha. Retire a massa e espalhe-a na mesa. Faça uma espécie de rolo, tendo o cuidado de colocar farinha por toda a massa para estar não se agarrar nas suas mãos ou na mesa. 
- Corte esse rolo em 8 partes iguais. 
- Pegue em cada uma dessas partes e molde uma bola. Achate essa bola, moldando-a até obter um círculo. No meio desse circulo coloque um pouco da ganache ou da manteiga de amendoim e feche bem. A massa é bastante moldável, portanto não é tarefa difícil envolver tudo muito bem.
- Coloque num prato e pode colocar por cima sementes de sésamo ou mais farinha de arroz glutinoso. 



Estes bolinhos são deliciosos e julgo não lhes fazer justiça com as minhas fotos, mas espero que alguém os experimente e me diga o que achou.

Bom Apetite !!! 

domingo, 4 de janeiro de 2015

Gimbap ou Kimbap



Nesta espécie de semana asiática, apresento hoje um prato típico da Coreia do Sul, o Gimbap ou Kimbap.
Podendo ser, visualmente, confundido com sushi, tem algumas variações que o distinguem do sushi. O Gimbap é, no fundo, a interpretação coreana do sushi, pois neste se inspirou aquando a ocupação japonesa na Coreia. O Gimbap é uma espécie de sanduíche para os coreanos, daí que existam uma quantidade enorme de ingredientes que podem ser usados. É popular ingerirem Gimbap em piqueniques.
A principal diferença é o uso de óleo de sésamo, ao contrário do vinagre de arroz.

Ingredientes: 2 pessoas

1 chávena de arroz branco asiático (tipo sushi)
Óleo de Sésamo
Algas Gim/Nori (uma folha por cada pessoa)
Tofu
Cenoura
Alho Francês/pepino/espinafres
Rabanete (usei um rabanete tipicamente asiático em pickle, danmuji- não é fácil de arranjar daí que coloque só rabanete como opção)
Pimento

- O modo de preparação do arroz é semelhante ao de sushi, pelo que pode seguir esta receita.
- Quando o arroz estiver cozido, envolva-o em duas colheres de sopa de óleo de sésamo e sal a gosto. Deixe arrefecer.
- Corte a cenoura, tofu, rabanete, alho francês e pimento em tiras. Salteie o alho francês ou os espinafres em óleo de sésamo se os for utilizar. Faça o mesmo com a cenoura.
- Estenda uma folha de alga em papel de alumínio ou, se não tiver muita prática, num tapete de bambu. Espalhe o arroz na folha, deixando apenas 3 a 4 centímetros sem nada no topo da alga. Coloque os seus vegetais e tofu em cima do arroz ao longo da alga.
- Coloque um pouco de óleo nas mãos para ajudar no processo e role a alga com as duas mãos, apertando muito bem para os vegetais não se deslocarem. Com a restante alga sem arroz, sele o rolo com um pouco de óleo de sésamo e aperte-o muito bem.
- Com uma faca bem afiada, corte em fatias de 3 centímetros em média.




Bom Apetite !!!!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Ramen Vegano



Ramen é, atualmente, uma das minhas refeições preferidas. Pode ser feito com uma variedade muito grande de ingredientes que fica sempre bem. Costumo fazer com pasta de miso ou simplesmente com molho de soja. Para além dos ingredientes que aqui apresento, também acho que fica bem com alho francês, brócolo ou cenoura.
O Ramen tradicional é daquelas comidas que seriam para mim impensáveis de provar pois sempre odiei ovos mal cozidos, e faz-me imensa confusão olhar para fotos na Internet de Ramen. É, portanto, uma mais valia ser tão fácil adaptar uma receita vegana para este prato.

Ingredientes: 2 pessoas

Água ( cerca de litro/ litro e meio)
Pasta Miso (1 colher de sopa)
Tofu
Cogumelos (usei Shimeji)
Courgette 
Beringela
Cebola
Noodles (usei de Trigo Sarraceno) 

- Coloque a água a ferver. 
- Corte todos os seus ingredientes em cubos ou pedaços pequenos. 
- Coloque a courgette e a beringela na água. Passados 5 minutos coloque o tofu, os cogumelos e a pasta miso e outros condimentos que queira (eu normalmente coloco um pouco de molho de soja e pimenta)
- Passados 10 minutos (ou quando vir que o seu tofu e cogumelos estão prontos) coloque os noodles e deixe mais 3 a 5 minutos.
- Retire e sirva numa tigela ou num prato fundo.

Pode decorar com amêndoas laminadas como aqui apresento. 


Bom Apetite !!!